Considerando que a maturidade é um tempo em que a autonomia e a busca da inteireza se fazem necessárias, torna-se imprescindível o conhecimento dos múltiplos aspectos da vida e, principalmente, o autoconhecimento, para a conquista do equilíbrio e da paz.
O desenvolvimento da maturidade não se faz apenas na perspectiva cognitiva, mas fundamentalmente na direção do ser integral, quando o entrelaçamento da realidade consciente e inconsciente, profana e sagrada, é parte integrante da experiência total do ser.
Esta experiência inclui a confrontação com os aspectos latentes de nossa psique, cujo reconhecimento é determinante para o processo de individuação. Processo este que possui dois aspectos principais: por um lado, é um processo interno e subjetivo de integração, mas, por outro, é um processo indispensável ao objetivo de relacionamento. Um não pode existir sem o outro, mesmo que ora um, ora outro, predomine.
O objetivo da individuação não é o homem perfeito, mas o homem completo, consciente de que a possibilidade de transcendência, na reunião da escuridão da vida com sua origem numinosa, pode ser o começo da libertação interior.
Nesta perspectiva pensamos na criação do SEIVAS – Centro da Maturidade como um espaço de encontros, estudos, reflexões, vivências e experiências que favoreçam a ampliação da consciência para que cada ser, em seu processo de desenvolvimento descubra o potencial para uma vida mais plena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário